Tem muita gente que fica perdida na hora de arrumar a mala de viagem. Afinal, não dá para levar a casa dentro da bagagem. Imagine, então, quando você tem que organizar na bolsa todos os itens dos adultos e ainda colocar as coisas das crianças e dos bebês?

Quando viajamos em família e estamos com a criançada, é importante ter um cuidado especial na escolha do que levar. Os pequenos são mais sensíveis a mudanças de temperatura, não podem comer qualquer coisa na estrada e é sempre bom ter um brinquedo para distraí-los no caminho.

Mas nada disso precisa ser fonte de dores de cabeça. Com organização, paciência e algum planejamento, você consegue arrumar as malas da família inteira e seguir para o seu destino sem estresse. Confira abaixo as nossas dicas e boa viagem!

Comida e água

Pode parecer meio óbvio, mas a alimentação é um ponto que os pais não podem descuidar. Afinal, a criança vai sentir fome e nem sempre os locais têm alimentos apropriados para os pequenos, especialmente se eles forem bebês.

Tenha na sua mala de mão papinhas ou marmitas com comida caseira, bem como mamadeiras e outras pequenas refeições práticas e fáceis de carregar. Não se esqueça de levar também água ou sucos.

Brinquedos, eletrônicos e livros

É normal que seu filho queira brincar sempre que possível, mas durante o trajeto até o destino, ele provavelmente sentirá muito mais vontade de se distrair.

Tenha livros, brinquedos e eletrônicos à mão a fim de garantir a diversão da criançada. Para que tudo funcione corretamente, não se esqueça de levar carregadores, adaptadores de tomada e baterias extras.

Repelente, filtro solar e protetor labial

Proteger o seu filho dos raios do sol é um cuidado essencial, especialmente se o destino de vocês for uma praia, montanha ou piscina. Leve um bom filtro solar (melhor ainda se o produto for resistente à água), protetor labial e protetor para a cabeça, como chapéus e guarda-sol.

Nos destinos mais próximos da floresta, não se esqueça do repelente. Para economizar espaço na mala, muitas mães às vezes deixam para comprar esses produtos no local e acabam não os levando.

Isso é um tanto arriscado, pois além de não conseguir encontrar os itens de última hora nos estabelecimentos, você pode comprar um produto diferente daquele que a criança está acostumada a usar. Muito cuidado com esse ponto, evite a possibilidade de seu filho ter alguma alergia ou irritação na pele provocada por um produto desconhecido.

Itens de higiene

Assim como os protetores da pele, é ideal que todos os produtos de higiene sejam colocados na bolsa.

Escovas de dentes, cotonetes, sabonetes, colônia, pentes, xampus, fraldas e lenços umedecidos são itens essenciais. Se necessário, leve ainda pomadas para assaduras. Algodão também é um item bastante útil.

Kit de primeiros socorros

Esse é um item que a gente leva na mala apenas por precaução, porque no fundo não desejamos usá-lo.

Contudo, quando viajamos com crianças, é fundamental ter a preocupação de levar alguns medicamentos, como analgésicos, antitérmicos, curativos adesivos, pomadas para picadas de insetos, gaze, álcool e esparadrapo. É bom levar também um termômetro na bagagem da criança.

Seguindo essas dicas, a etapa de arrumar a mala de viagem será bem mais simples do que o de costume, não acha?

Se você quer aproveitar melhor o seu passeio com os pequenos sem preocupações, leia o post que preparamos sobre como fazer um bom planejamento de viagem!